Especialização em Processos Educacionais Interativos e Culturas Digitais

Home / HOME – Pós-Graduação / Especialização em Processos Educacionais Interativos e Culturas Digitais

A especialização Lato Sensu na área de Educação – Processos Educacionais Interativos e Culturas Digitais – se apresenta como iniciativa formativa em forte consonância com o momento sociocultural do tempo presente, marcado expressivamente pela presença e influência das tecnologias de comunicação nos modos de ser, estar, relacionar, comunicar e, especialmente, aprender das sociedades contemporâneas.

Essas tecnologias da comunicação, sobretudo as digitais, estão se constituindo elementos estruturantes da cultura do presente, organizando e definindo as sociedades, cada vez mais, na lógica da conectividade, através de redes online de interação, produção e compartilhamento de saberes. Tempo histórico, esse, definido como Cibercultura.

Essa estruturação social em redes online (Cibercultura), por consequência, evidencia uma “nova dimensão” de sociabilidade em curso (virtual, mas real) que vem alterando as nossas percepções de realidade e de si próprio, forjando nossas identidades nesse tempo presente.

Nesse contexto, faz-se necessário – especialmente por parte dos educadores e todos os demais interessados em processos educativos – compreender bem as epistemologias do presente para poder melhor interagir/educar os sujeitos da contemporaneidade.

OBJETIVO DO CURSO

Promover, em nível de especialização Lato Sensu, formação continuada e aprofundada dos processos educacionais interativos, estimulando os participantes a ampliar compreensão acerca dos fenômenos socioeducativos que estão alterando os modos de aprendizagem das gerações conectadas do tempo presente.

Objetivos Específicos:

– Fundamentar/preparar os participantes para a prática dos processos de planejamento, docência, coordenação e avaliação em contexto de crescentes interações nos espaços de fluxo de comunicação por meios digitais;
– Promover a formação continuada dos participantes, estudando os paradigmas contemporâneos de construção do conhecimento sustentados em processos de comunicação digital, produção e compartilhamento colaborativos, e estimulação cognitiva multimidiática.

*Importante: O sistema de inscrições só é compatível com o navegador Microsoft Internet Explorer.

Coordenador

Bruno Olivatto

Em breve…

Fale com o coordenador

bolivatto@gmail.com

Sobre o Curso

Carga Horária:

O curso terá 360 horas/aula teórica e 44 horas para produção do Trabalho de Conclusão de Curso (não presencial), totalizando 404 horas/aula.

Duração: 18 meses

Investimento:
18 x R$ 380,00

Valores especiais para turmas 2017 (valores não cumulativos com outros descontos):

*18x de 266,00

(*para pagamento até a data de vencimento)

Período e Periodicidade:
Quinzenal

Sextas: Noite: 18h às 22h
Sábados: Manhã e Tarde 08h às 12h e de 13h às 17h

*O calendário está sujeito á mudanças e ajustes a qualquer tempo sendo comunicado antecipadamente ao aluno por site ou e-mail.
Em alguns módulos, as aulas ocorrerão em horários extras, podendo incluir a quinta à noite e sexta tarde e noite.

Confira informações sobre descontos especiais.

Público Alvo / Diferencial

Público Alvo

O curso é dirigido a profissionais licenciados; profissionais multi-áreas (especialistas, mestres ou doutores) que já atuam na Educação e desejam qualificar suas práticas de docência; assim como profissionais ou estudantes que intencionam aproximação do campo educacional.

Diferencial

Em breve…

Disciplinas / Professores

DISCIPLINAS

  • Ciberleitores, ciberescritores e ciberpesquisadores
  • Redes sociais e educação
  • Metodologias de pesquisa
  • Comunicação e culturas digitais
  • Curriculo  e contemporaneidade
  • Linguagem e produção colaborativa em áudio
  • Neurociência e educação
  • Games e gameficação dos processos educativos
  • Metodologias ativas e aprendizagem
  • Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
  • Semiótica e educação
  • Linguagem e produção colaborativa em vídeo
  • Escola, diversidade e culturas
  • Educação especial, inclusão e tecnologias assistivas
  • Avaliação da aprendizagem

PROFESSORES

Aidil Brites Mestre
Bruno Olivatto Especialista
Letícia Castro Doutora
Elaine Amazonas Especialista
Edvaldo Couto Doutor
Jaciete Barbosa Doutora
Jamile Lima Mestre
Denise Guerra Doutora
Jucineide Carvalho Mestre
Marcele Paim Mestre
Marlene Oliveira Mestre
Silvio Carvalho Doutor
Társio Macedo Mestre
84 queries in 1,027