Saúde Administração e Comunicação Educação

• Especialização em Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica

O curso de Pós Graduação em UTI Pediátrica e Neonatal da Faculdade Social da Bahia visa suprir todas as esferas necessárias para o cuidado qualificado e humanizado do enfermeiro na área Pediátrica & Neonatal. Dentro da saúde, a tecnologia está em plena expansão, oferecendo novos procedimentos, exames e medicamento, dessa forma, o mercado de trabalho tem buscado enfermeiros com formação específica para a atuação neste campo, sendo indispensável a busca por conhecimentos que vão além dos adquiridos na graduação. A especialização se mostra uma importante aliada para o desenvolvimento de práticas seguras para a assistência ao recém-nascido, à criança e ao adolescente que se encontram em cuidados intensivos. Durante o curso, serão apresentados conteúdos específicos da área, como assistência de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente em cuidados intensivos, processo de crescimento e desenvolvimento humano e temas relevantes para a prática humanizada. Assuntos mais abrangentes também são contemplados, como gerenciamento, bioética, cuidado humanizado e epidemiologia. 

 

Objetivos do curso

Desenvolver as competências necessárias (conhecimento + habilidade + atitudes) para o aperfeiçoamento profissional contínuo dos enfermeiros que atuam ou desejam atuar nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, promovendo a melhoria da assistência de enfermagem prestada ao pequeno paciente. Fornecendo também o conteúdo teórico-prático para a administração de recursos humanos, físicos e materiais dessas unidades, tornando-o um especialista na prestação de cuidados de alta complexidade com uma assistência de enfermagem voltada à saúde da criança e do adolescente, qualificada e ética, e que também atenda às necessidades de sua família, no cenário da terapia intensiva.

 

Objetivos específicos

Ao final do curso o nosso aluno deverá estar apto para:

• Planejar, organizar e supervisionar as atividades na Unidade de Terapia Intensiva Neo & Pediátricas.
• Gerenciar o processo de trabalho em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátricas;
• Desenvolver análise-crítica e construtiva sobre a assistência de enfermagem ao paciente numa Unidade de Terapia intensiva pediátrica e neonatal. 
• Capacitar o enfermeiro quanto à manipulação da tecnologia disponível nas UTIs-neo e CTIs-pediátricas. 

 

Graduados em Enfermagem

Informações

Projeto - Autoria:
Enfª. Isabela Navarro

E-mail:
isabela.faculdadesocial@yahoo.com.br


Carga Horária:
O Curso terá 330 horas/aula teóricas, 30 horas/aula prática em Hospitais conveniados e 44 horas para produção do Trabalho de Conclusão de Curso (não presencial), totalizando 404 horas /aulas.

Período e Periodicidade:

Mensal 

Quinta :das 13hs00min as 18hs00min
Sexta : das 13h00min às 18h00min e das 18hs30min as 22hs00min
Sábados :das 08h00min às 18h00min
Domingo :das 08h00min às 12h30min 

 

Duração:
12 meses

 



O calendário está sujeito á mudanças e ajustes a qualquer tempo sendo comunicado antecipadamente ao aluno por  site ou e-mail. 


Em alguns módulos, as aulas ocorrerão em horários extras, podendo incluir a quinta à noite e sexta tarde e noite.

 Confira informações sobre descontos especiais

 Importante: O sistema de inscrições só é compatível com o navegador Microsoft Internet Explorer.