Reflexão: O papel do curso superior na sociedade contemporânea

Home / Notícias / Reflexão: O papel do curso superior na sociedade contemporânea

Reflexão: O papel do curso superior na sociedade contemporânea

Reflita, empodere se

A Faculdade Social da Bahia tem um compromisso com a educação de qualidade e a formação humana. Por isso, faz questão de lembrar aos estudantes que não devem deixar de lado o próprio protagonismo no processo de profissionalização.

Reflita e Empodere-se

Muito além de promover conhecimentos específicos para determinadas atuações profissionais, o curso superior garante ao cidadão a possibilidade de obter e gerar informação. Diferenciais são potencializados e, justamente, na atual conjuntura a aptidão para inovar – tendo como base teorias legitimadas, é fator determinante no processo de adequação aos nichos de mercado, pesquisa e produção tecnológica.

Entretanto, pode-se considerar que os fatores que tornam o ensino superior essencial são: a motivação à elevação do raciocínio crítico; a oportunidade do indivíduo reconhecer-se enquanto ser questionador, interventor e produtor; a experiência de construir em equipe novos conhecimentos a partir de conceitos renomados e, talvez uma das características mais importantes, a convivência articulada e estratégica com as diferenças e as adversidades.
Dessa forma, percebe-se que a contribuição à sociedade e ao convívio social está em formar pessoas que, potencialmente, irão buscar soluções e renovações para o “mundo”, por meio da transformação de seus pensamentos e do senso ampliado de criticidade.

Por Ticiana Bitencourt

Postagens recentes