MEC amplia número de vagas do FIES

Home / Notícias / MEC amplia número de vagas do FIES

MEC amplia número de vagas do FIES

Desde a sua primeira edição, no ano 2010, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) vem auxiliando muitos jovens a realizar o sonho de se tornar um estudante universitário. Para este ano o Ministério da Educação (MEC) instaurou novas regras, dividindo a seleção em três modalidades. No total, o Novo FIES vai garantir 310 mil vagas, das quais 100 mil a juros zero, para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

O percentual de financiamento pode chegar até 100%. As inscrições para o FIES em 2018 começam no dia 19 de fevereiro e vão só até o dia 28. Por isso não deixe sua chance escapar por apenas um descuido de datas. Nas novas regras do programa, que se aplicam apenas para contratados fechados a partir de 2018, só poderão participar os estudantes que não tiverem diploma de nível superior. Uma das mudanças trata também dos financiamentos de uma das modalidades, que terão taxa de juros real igual a zero. Até o momento, a taxa ficava em 6,5% ao ano.

O chamado Novo FIES é composto de três faixas: o FIES 1, o FIES 2, e o FIES 3. A primeira modalidade corresponde ao financiamento oferecido diretamente pelo governo para o estudante, com juros zero e será oferecido a estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Os recursos serão pagos pelo Fundo Garantidor do programa, composto de recursos da União e aportes das instituições de ensino.

As modalidades 2 e 3 serão destinadas a estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. A segunda categoria oferecerá 150 mil vagas e procura atender estudantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos virão dos fundos constitucionais das respectivas regiões. O terceiro modelo disponibilizará 60 mil vagas para todo o país, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nas duas situações, a taxa de juros vai variar de acordo com a instituição financeira onde o financiamento foi negociado.

Confira abaixo quais são os requisitos a serem preenchidos aos candidatos ao FIES 2018:

• Ter realizado o ENEM a partir do ano de 2010;
• Ter Obtido média acima de 450 de pontuação;
• Não ter zerado a redação;
• Possuir renda máxima de até 2 salários mínimos por componente familiar;
• Ser pré-selecionado pelo processo seletivo realizado pelo MEC.

O novo modelo do FIES procura assegurar maior saúde fiscal para o programa. O antigo vinha provocando aumentos consecutivos na inadimplência, que chegou a mais de 50%, segundo o MEC.

Aditamento FIES 2018

Você já é beneficiário FIES? Saiba que você precisa renovar a cada 6 meses!

O aditamento é uma forma de confirmação e renovação do seu contrato referente ao FIES. Somente através do aditamento poderá garantir a continuidade do seu contrato de financiamento.

Existem duas formas de Aditamento, a Simplificada, onde você não precisa modificar nenhuma cláusula no contrato e a Não-Simplificada, da qual o aluno precisará modificar alguma informação. São elas:

• Troca do fiador;
• Alteração da Instituição de Ensino;
• Aumento no prazo de pagamento;
• Atraso nas parcelas trimestrais.

Não esqueça: Para realizar o aditamento FIES 2018 é necessário que tenha feito o pagamento trimestralmente de forma correta.

Postagens recentes

treze + 3 =