CeMAPP

Home / Institucional / CeMAPP

O CeMAPP é composto por professores da Faculdade Social da Bahia. Seu objetivo é apoiar e intervir em questões que envolvam o processo de ensino e aprendizagem na Faculdade Social da Bahia. É seu papel realizar orientação e intervenções no campo pedagógico e psicossocial, promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade acadêmica.

Para cumprir sua função, o CeMAPP atua em três níveis:

1. Individual: o CeMAPP atende alunos e professores que tragam queixas variadas, relativas a dificuldades e impasses no processo de ensino e aprendizagem. O CeMAPP acolhe também, em caráter preliminar, alunos que precisem de algum tipo de apoio ou orientação psicológica. O Centro fica de portas abertas a quem precise, seja pelos telefones e e-mail, seja pelo contato direto durante seus horários de funcionamento.

2. Grupal: quando solicitado, o CeMAPP pode prestar apoio, orientação, ou intervir em classes, grupos de alunos ou cursos da Faculdade, visando à solução de impasses ou problemas relativos ao processo de ensino-aprendizagem, ou mesmo em conflitos que prejudiquem o bom andamento da formação acadêmica. O Centro cumprirá essa função através de orientação a professores, eventos ou grupos focais com discentes e docentes da instituição.

3. nstitucional: O CeMAPP tem também por função acompanhar e intervir no processo de ensino e aprendizagem geral da Faculdade, desde o acompanhamento geral dos alunos ingressantes, até seus concluintes. O Centro realiza esse trabalho através de diagnósticos, projetos e intervenções, que abranjam o conjunto geral da instituição.

Entre as atividades do CeMAPP, destacam-se:

- Mediação de aprendizagens através de monitores voluntários;
– Acolhimento e orientação psicopedagógica dos alunos;
– Parceria com docentes e coordenadores de curso para o apoio e orientação em questões que envolvam o processo de ensino e aprendizagem;
– Acompanhamento e intervenções institucionais globais, visando ao processo de ensino e aprendizagem na Faculdade Social da Bahia.

Mediação de Aprendizagem

A complexidade do processo de ensinar e aprender compreende a condição social e histórica como também as potencialidades e limitações dos sujeitos em interação com os objetos do conhecimento. Para a construção de uma prática inclusiva, o CeMAPP propõe a efetivação de um de seus projetos: Mediadores de aprendizagens: (re)criar caminhos, superar desafios, objetivando estabelecer parcerias entre os discentes e assim desenvolver estudos de conteúdos ministrados nos componentes curriculares, tendo em vista a superação de dificuldades de aprendizagem.

Um/a estudante (mediador/a) que tem mais facilidade em aprender um determinado conteúdo ajuda a mediar a aprendizagem de um/a outro/a estudante que tem menos facilidade para aprender aquele mesmo conteúdo, sempre com a orientação e o acompanhamento do CeMAPP.

Equipe de professores responsáveis e horários de atendimento

Equipe de professores responsáveis
Idalina Souza Mascarenhas Borghi

TURNO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
MATUTINO 10:30h às 13:00h - - 10:30h às 13:00h 10:30h às 13:00h
VESPERTINO 14:00h às 18:00h 14:00h às 18:00h 14:00h às 18:00h 14:00h às 18:00h 14:00h às 18:00h
NOTURNO 18:00h às 21:00h 18:00h às 21:00h 18:00h às 21:00h - 18:00h às 21:00h

Locais para o atendimento:
Sala 307 – (Prédio Central)

Contatos:
71 – 4009-3692
e-mail: cemapp@faculdadesocial.edu.br

85 queries in 1,020